27.8.09

Para início de conversa...

O que é?

Diálogos Informacionais é um projeto de extensão do curso de Biblioteconomia do IESF (Instituto de Ensino Superior da FUNLEC) idealizado e coordenado pelos professores Iuri Rocio Franco Rizzi e Orlando de Almeida Filho.

Para quem?

É voltado para os acadêmicos e professores do curso, para bibliotecários e profissionais da informação e demais interessados da comunidade externa.

Como surgiu?

O projeto surgiu da idéia de promover momentos de diálogo, aprendizado e interação entre os participantes, para além dos espaços tradicionais de sala de aula e laboratórios.

O que pretende?

Os objetivos do projeto são:

-Complementar a formação dos acadêmicos de Biblioteconomia do IESF.

-Proporcionar aos alunos egressos e bibliotecários da cidade uma possibilidade de formação continuada.

-Promover a aproximação entre academia e sociedade, isto é, entre os estudantes e os profissionais da área de Biblioteconomia, fortalecendo os elos entre ambas e a categoria como um todo.

Como?

O projeto se caracteriza por rodas de diálogos e dinâmicas de grupo entre os participantes. Os temas abordados poderão ser os mais diversos, dentro do contexto da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, de acordo com o interesse dos participantes. Para o início das atividades, nós preparamos algumas dinâmicas e temas geradores. A partir daí, o grupo decidirá os caminhos a serem tomados para a construção do conhecimento. Portanto, todos os envolvidos poderão (e serão incentivados a) interferir no decorrer do processo e nos temas debatidos. Os temas geradores poderão partir das mais diversas manifestações culturais: textos, livros, filmes, entre outros, priorizando os materiais e temas não abordados em sala de aula. A característica de informalidade também será almejada e os locais escolhidos para a realização do projeto levarão em conta este ponto, preferencialmente lugares abertos, ao ar livre e diferentes dos locais tradicionais de aprendizado dos acadêmicos, como salas de aula e laboratórios.

E para quê um blog?

O blog foi a forma escolhida para divulgar e registrar o projeto, além de servir como meio de comunicação entre os participantes.

Então, o que achou?

Você está convidado a vir participar desta roda de conversa, de leitura, de idéias e, esperamos, aprendizado...

3 comentários:

  1. Anônimo29.8.09

    Embora ainda esteja no primeiro semestre considero de extrema importância toda forma de disseminação de conhecimento e informação, e projetos como este alem de agradáveis, um forte candidato a facilitar o ingresso ao meio acadêmico!!!
    Abraços
    Neide Mendes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Neide, sua atitude de participar, sobretudo do Blog criado pelos professores, é de fundamental importância, precisamos desenvolver essa prática, a da participação, em nossos colegas. Continue a postar seus comentários e arraste, no bom sentido, seus colegas!

    Abraços

    Prof. Rodrigo Pereira

    ResponderExcluir
  3. Oi Neide, contamos com a participação de todos, inclusive os iniciantes no mundo da bibioteconomia para novas discussões. Seja bem vinda.

    ResponderExcluir